Coleirinho cantando Tui Tui puro.

Coleirinho

Seu habitat são campos abertos e pastagens. Quase todo o Brasil, com exceção da Amazônia. Também está presente na Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. É uma ave reprodutora muito famosa no Brasil.

Devido ao aumento do desmatamento, essas aves estão surgindo em áreas urbanas, onde podem ser vistas procurando comida em quintais e ruas da cidade. Seu canto é muito conhecimento pelos seus "admiradores".

Canto do coleirinho veja o víde abaixo:



Os machos têm uma coleira branca e preta próxima à garganta, as fêmeas têm uma cor marrom com o dorso mais escuro. A fêmea não canta, somente o macho.

Varia em tamanho entre 10-12 cm e se alimenta principalmente de sementes pequenas. Em cativeiro, sua dieta é baseada em comida de pássaros, milho e gramíneas selvagens. Suas sementes favoritas são braçadeiras, erva doce e borla.No sudeste.

 Os criadores dividem o Coleirinho em dois tipos diferentes com base no seu canto: Tuí-Tuí e grego, sendo o primeiro mais conceituado por seu canto mais puro e melodioso. Procria entre agosto e fevereiro, pois em certas áreas e onde a comida é abundante, pode se reproduzir o ano todo, principalmente em climas quentes. 

Sua ninhada geralmente consiste em dois filhotes, que são corajosamente protegidos de predadores por seus pais, apesar de seu pequeno tamanho. Formam casais fiéis, a reprodução em cativeiro, também é fácil, requer apenas muito espaço, de preferência mais de 2 metros quadrados, o acasalamento é feito com a fêmea parada e o macho voando sobre ela por alguns minutos.

Postar um comentário

0 Comentários