Pavão branco e Azul

Pavão Azul

Pavão Azul

Os pavões preferem se alimentar de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, frutas e outros alimentos nutritivos prontamente disponíveis. 

Os pavões exibem rituais de acasalamento complexos nos quais a cauda pródiga do macho desempenhará um papel de liderança. 

A cauda colorida, que tem até dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não tem uso cotidiano para o animal e é um exemplo de seleção sexual. 

Quando o processo é bem sucedido, o pavão põe de 4 a 8 ovos, que eclodem após 28 dias. A cauda do pavão intrigou várias culturas por suas cores vivas e bela plumagem, e justificou sua criação em cativeiro.

A seleção artificial produziu diversas variedades, que vêm em cores como plumagem branca, preta e roxa. No topo de cada fileira de penas de pavão, você verá uma forma redonda e brilhante parecida com um olho, ou um olho pequeno.

Ocelo deriva do latim "oculus", que significa "olho", essas plumas, como da maioria das aves, são iridescente, ou seja, multicolorida o que as confere da uma beleza impar.

                                                             Pavão Branco.

Pavão Branco

Num estudo realizado no Japão, foi contestada a crença por trás da ornamentação das plumas do pavão, concluindo-se que quanto mais o macho se agitar diante de uma fêmea, mais hipótese ele teria de a conquistar.

Por conta dessa interação, os pesquisadores dizem que talvez sejam seus movimentos e gritos de acasalamento - e não os famosos ocelos - que mais atraíam as fêmeas.

Durante um estudo de sete anos dos rituais de acasalamento dos pavões, os pesquisadores descobriram que mesmo os machos com um leque pouco atraente e com menos ocelos chamaram a mesma atenção que os outros.

Postar um comentário

0 Comentários