Pica pau algumas espécies e seu habitat natural.

Pica pau

Alimentação. 

Alimenta-se de insetos, larvas e formigas, cupins de árvores e várias frutas e bagas. A extração de néctar das flores de duas plantas do dossel.

Também atua como polinizador, usando sua cabeça e pescoço para entrar em contato com as anteras e estigmas, alguns dos quais produzem néctar abundante e diluído, pois visita as diversas flores de diferentes plantas. 

Graças à sua longa língua, cheia de fragmentos ou pontas em forma de pincel, se adequa para extrair suco de frutas maduras quanto para beber o néctar de flores.

Reprodução.

Nidifica em buracos de formigueiro em árvores, principalmente árvores velhas e grandes, se  acasala no interior de árvores.

No seu período reprodutivo põe de 2 a 4 ovos, e os ovos se desenvolvem em um curto período de tempo, cerca de 12 dias, os machos trabalham em parceria com á fêmea para chocar e cuidar dos filhotes.

Começando á fase adulta.

Os filhotes ficam no ninho por pelo menos 1 mês, mesmo que já consigam voar. Com poucos dias de vida, agarram-se à parede da árvore na supervisão dos pais e já começam a bater as asas, passado algum tempo, já imitem o canto característico dos pais. 

Seus ninhos são utilizados por diversas aves, como papagaios, corujinhas, saguis-leão, etc... Normalmente, esses animais se instalam em suas tocas e expulsam os pica-paus.

Subespécies

Subespécie com barriga e asas pretas. Há evidências desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina, a subespécie é tão escura quanto a espécie titular, porém possui uma barriga mais escura, muitas vezes com tonalidade acastanhada.

Postar um comentário

0 Comentários